O que é Senso de Urgência: significado e vantagens

O que é Senso de Urgência: significado e vantagens

Para atingir nossas metas e objetivos é preciso desenvolver uma série de habilidades. Porém, em meio busca contínua pelo autoaperfeiçoamento, é muito comum esquecer algo que pode ser o diferencial entre seu sucesso ou seu fracasso: o senso de urgência.

Mais do que apenas uma habilidade, ter um senso de urgência não é só importante para sua vida profissional, mas surte efeitos, também em sua vida pessoal e até no seu senso existencial.

Infelizmente, popularizou-se a ideia de que na vida é preciso ter pressa, que há tempo para tudo, e que, por isso, você não deve se preocupar tanto com seu futuro.

Todavia, esse é um péssimo conselho, pois a falta de urgência pode comprometer, dificultar e atrasar em muito seu desenvolvimento pessoal.

Muito embora a medicina tenha evoluído horrores nos últimos temos e a tecnologia tenha modificado para melhor muitas áreas de nossas vidas, nossa relação com tempo permanece a mesma.

E tentar negar isso é um dos maiores erros que você pode cometer.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos analisar os aspectos mais importantes que envolvem a o tema do senso de urgência e as vantagens de estar sempre atento a essa questão.

Veja também a versão em vídeo desta postagem e aumente seu conhecimento sobre o assunto.

O que é Senso de Urgência?

Homem descobrindo o que é Senso de Urgência.

Nós podemos conceituar senso de urgência de diversas formas diferentes, a depender do contexto.

Todavia, de maneira bem sintética, senso de urgência é a habilidade de reconhecer o valor do tempo, e, partir dessa concepção, criar um sistema de priorização sobre quais coisas têm ou não valor em sua vida, ou seja, o que precisa de urgência.

Em suma, senso de urgência é soma de duas coisas: a) ter uma noção de que o tempo está passando; e b) que as coisas têm valores diferentes – existem coisas relevantes e não relevantes – e por isso você prioriza algumas em detrimento de outras.

E, partir dessa concepção, quando de fato assimilamos esse conceito e sua importância, o senso de urgência é capaz de nos impulsionar em direção aos nossos objetivos sem perda de tempo, procrastinação ou preguiça.

Aliás, se você quiser saber mais sobre acabar com a procrastinação, aqui no Blog já tem um artigo inteiro sobre o assunto: A verdade sobre a procrastinação e como lidar com ela.

Desenvolver um senso de urgência apurado lhe dá a vantagem de nunca deixar para depois o que pode ser feito hoje, você entende que seu tempo é limitado e sua obrigação é agir para fazê-lo valer a pena.

LIVRO RECOMENDADO: Sentido de Urgência (John P. Kotter)

Senso de Urgência e Ansiedade

Homem ansioso porque ainda não sabe que senso de urgência e ansiedade são coisas diferentes.

Comete-se um erro muito frequentemente quando se fala em senso de urgência: confunde-se senso de urgência com ansiedade.

Todavia, são duas coisas absolutamente diferentes e não podemos fazer confusão entre os termos: o primeiro carrega uma carga positiva, enquanto o segundo é uma doença, e, portanto, negativa.

O senso de urgência é saudável, e normalmente surge nos momentos de insatisfação com sua vida atual, ou seja, trata-se de um instinto natural que produz uma consciência em relação ao tempo.

O senso de urgência, portanto, não causa ansiedade, tampouco afeta sua saúde mental de qualquer maneira. Trata-se de uma faculdade que lhe permite tomar o controle de sua vida, mediante o gerenciamento do tempo, e direcionar sua vida na direção que você pretende.

Já a ansiedade é o oposto de tudo disso, pois não se trata de uma faculdade, que inclusive pode ser desenvolvida e aprimorada, mas sim de uma doença que tem lastro no medo da perda.

A ansiedade, diferente do senso de urgência, em vez de nos servir como uma fonte de inspiração e não percarmos de vista nossos objetivos em relação ao tempo, rouba nossa paz, tornando-nos neuróticos, pensando mais no futuro incerto do que no presente.

Portanto, o senso de urgência é, sem dúvida alguma, uma faculdade beneficia e em muito contribuirá em sua vida caso você a entenda com profundidade e aplique em sua vida.

Aliás, o Senso de Urgência é uma das qualidades presentes nas pessoas aptas a experimentarem a superconsciência. Se quiser saber mais sobre o assunto, aqui no Blog já tem um artigo completo sobre: O que é SUPERCONSCIÊNCIA segundo Colin Wilson.

Por isso, passaremos a falar das vantagens de ter um senso de urgência apurado e uma noção de tempo e realidade.

Vantagem #1: Você aprende a gerenciar seu tempo

Homem olhando para o relógio e descobrindo a vantagem do senso de urgência: gerenciar seu tempo.

Desenvolver um senso de urgência significa, basicamente, que você passou não só a reconhecer o valor do tempo, mas também entendeu que é preciso gerenciá-lo da melhor maneira possível.

A esmagadora maioria das pessoas peca por acharem que ainda têm muito tempo disponível ou porque acabam menosprezando o fator tempo em suas vidas.

Infelizmente, a própria sociedade ou a própria família acabam, muitas vezes, por introjetar essas ideias nas pessoas ainda quando crianças.

Ideias como a de que “até os 20 anos, ninguém tem noção de nada”, acaba fazendo com que muitos jovens acreditem que essa fase da vida serve apenas para “curtir” e acabam por negligenciarem seus futuros.

É óbvio que devemos, também, aproveitar a juventude. O erro das pessoas consiste em encobrir o fato de que todos estão envelhecendo, o tempo não está parado, e que é preciso ter algum controle sobre isso.

A famosa crise dos 30 anos é um exemplo perfeito do resultado nefasto da ausência de um senso de urgência mínimo.

Essa crise tem uma origem bem simples de ser identificada na maioria dos casos: é por volta dos 30 anos que as pessoas começam a se dar conta de que o tempo passou, que elas já não são mais tão jovens e que agora elas têm um passado.

Quando jovem, não temos um “passado” de verdade. Ou melhor dizendo, nosso excesso de futuro acaba por ofuscar nosso ainda muito pequeno passado, porém ele não para de crescer à medida que o tempo passa.

Então, o choque vem, geralmente aos 30 anos, porque começamos a olhar mais para a vida dos nossos amigos, meditamos sobre as oportunidades que deixamos passar, então vem a crise: você entende que não desenvolvido um senso de urgência foi um dos maiores erros que você cometeu em sua vida.

E é justamente esse tipo de frustração que você certamente vai evitar caso entenda, de uma vez por todas, o PODER que vem junto quando desenvolvemos um senso de urgência em nossas vidas.

Quando sabemos que o tempo está contra nós, que em alguns anos nosso corpo, mente e força de vontade vão começar a sofrer os efeitos do desgaste natural, nossa perspectiva muda.

Entendemos finalmente que a gente só pode colher o que foi plantado antes, que precisamos colocar nossas ideias, sonhos e aspirações em prática o quanto.

Aqui no Blog, inclusive, já existe um artigo completo sobre como simplificar sua vida, que certamente vai ajudá-lo no processo de compreensão do valor do valor do tempo.

Não há tempo a perder.

Por isso, uma das vantagens que você pode esperar ao trazer o senso de urgência para sua vida é um maior entendimento e gerenciamento do seu tempo em prol dos seus objetivos.

Vantagem #2: Você aproveita as oportunidades

Imagem mostrando que se abrir para novas oportunidades é uma das vantagens do Senso de Urgência.

Oportunidades são o grande segredo do sucesso de qualquer pessoa, embora a maioria das pessoas nunca perceba isso.

Estar pronto para agarrar uma boa oportunidade quando ela finalmente chega é o diferencial que pode colocá-lo na frente de muitos outros competidores no jogo da vida.

E uma das melhores maneiras de você não deixar nenhuma oportunidade escorrer por entre suas mãos é tendo um senso de urgência apurado e bem desenvolvido.

A lógica é simples: oportunidades surgem quase sempre de maneira inesperada e, por isso, é preciso tomar uma decisão rápida, direta e incisiva. Não há tempo para hesitação. Quem hesita demais, deixa a oportunidade passar e outra pessoa se encarrega dela.

Mas aquele que tem noção do conceito de senso de urgência sabe que o tempo está correndo, e por isso estão SEMPRE atentos a oportunidades, em todos os lugares, com qualquer pessoa.

Senso de urgência apurado, neste contexto, significa estar 100% alerta em relação às oportunidades que eventualmente aparecerão, é ter noção de que um golpe de sorte, uma oportunidade única pode alterar todo o curso de sua vida para melhor.

Já as pessoas que não desenvolveram esse senso de urgência – a vasta maioria das pessoas que estão lá fora, diga-se de passagem – vão passar por suas vidas deixando passar várias e várias oportunidades porque elas nunca estavam “atentas o suficiente” para reconhecê-las.

A ideia fantasiosa de que “sempre haverá outras oportunidades” é um erro grave. Na maioria das vezes, trata-se de uma oportunidade única.

Por isso, se você não quer ver as oportunidades indo embora de sua vida, desenvolver um senso de urgência é ESSENCIAL para que você consiga aproveitar todas que surjam daqui em diante.

Isso o deixará mais atento às oportunidades que surgirão em seu local de trabalho, em sua vida relacional, oportunidades de negócios, etc.

Lembre-se: senso de urgência é o diferencial que coloca os grandes realizadores na frente, justamente porque lhes fornece a vantagem de enxergar as oportunidades com um olhar que a maioria não tem.

LIVRO RECOMENDADO: 1 Ano Em 12 Semanas: Faça mais em 12 semanas do que os outros fazem em 12 meses (Brian P. Moran)

Vantagem #3: Você permanece no presente

Homem aproveitando o tempo presente depois de descobrir o poder do Senso de Urgência.

Como dito anteriormente, a ansiedade tem o poder maléfico de lhe tirar da frente, atirando sua mente e seus pensamentos para o futuro incerto e isso acaba prejudicando suas atividades.

De maneira completamente diferente, o senso de urgência faz o contrário disso: fixa você no chão do presente, fazendo com que você permaneça focado no agora, naquilo que está a seu alcance.

Ou seja, o senso de urgência lhe uma visão realista da vida.

Você entende que seu tempo é escasso e se dilui a cada segundo que passa, que as oportunidades podem aparecer a qualquer hora, em qualquer lugar, e a conjunção desses dois fatores fornece a você todas as condições para que a ansiedade não tome conta da sua vida.

Em vez de desperdiçar seu tempo com coisas inúteis, prospectando possíveis acontecimentos ou remoendo o passado, você entende de maneira definitiva que a coisa mais inteligente a se fazer é manter-se focado, com toda sua força e energia, naquilo que vai fazer uma diferença real em sua vida, aproximando-o de seus objetivos.

O presente é o único momento realmente seu, e desenvolver um senso de urgência apurado faz com que você não só compreenda isso do ponto de vista lógico, mas também do ponto de vista empírico.

Se o tempo está passando, e ele é seu maior bem, e, se você deve estar atento às oportunidades que podem aparecer a qualquer momento, a consequência lógica é que você também se tornará, naturalmente, uma pessoa mais focada no presente e menos ansiosa.

Então não é um exagero dizer o patamar do desenvolvimento pessoal de alguém está diretamente ou indiretamente ligado à sua capacidade de internalizar os princípios do senso de urgência, apoiando-se sempre no momento presente, na ação.

Por isso, outra vantagem incrível que você pode esperar ao desenvolver um senso de urgência apurado é o aumento significativo da sua capacidade de se manter no presente, aproveitando todas as oportunidades advindas disso.

Conclusão

Ser uma pessoa um senso de urgência apurado pode ser o diferencial entre seu sucesso ou seu fracasso.

Como visto ao longo deste artigo, ser uma pessoa com um senso de urgência apurado traz inúmeras vantagens: maior controle do tempo, foco, estar no momento presente, aproveitar as oportunidades, etc.

Já o contrário disso, isto é, viver como se nada na vida precisasse de urgência tem o efeito contrário, destruindo todo seu potencial de se desenvolver e tornar seus sonhos realidade.

A falta do senso de urgência tem o poder de estagnar vidas.

Por isso, um senso de urgência apurado tem o poder de impulsioná-lo na direção dos seus sonhos, além de colocá-lo numa posição em que 99% das pessoas não está por mera desatenção.

A vida é um sopro, nosso tempo é finito, e o senso de urgência pode ser sua arma mais poderosa para sair da média e ir aonde você deseja.

Obrigado por ler até aqui!

Se você gostou da postagem, por favor, deixe um comentário abaixo sobre o que achou e compartilhe nosso conteúdo nas suas redes sociais para que mais gente conheça o poder do senso de urgência.

***Todas as informações e ideias contidas neste site, bem como seus artigos, são protegidas por direitos autorais e não podem ser plagiadas ou reproduzidas sem a expressa autorização do Autor.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
J.R. Dittman

2 thoughts on “O que é Senso de Urgência: significado e vantagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.