5 sinais de que você NÃO é tão inteligente quanto pensa

5 sinais de que você NÃO é tão inteligente quanto pensa

Você também pode assistir parte deste conteúdo em forma de vídeo #short em nosso canal no YouTube!

A maioria das pessoas tende a se considerar inteligente, e poucos são os que admitem sua própria ignorância, mas uma questão paira no ar: será que você é realmente tão inteligente quanto pensa?

Inteligência é um assunto amplo, existindo diversos estudos que buscam entender como ela funciona, se é possível melhorá-la mediante exercícios, etc., mas há um consenso de que tendemos a superestimar nossa inteligência quando falamos honestamente sobre o assunto.

A verdade dura por trás disso, porém, é que boa parte das pessoas vive uma “ilusão de inteligência”, acreditando estarem “acima da média”, num verdadeiro mergulho no efeito Dunning-Kruger.

Mas como saber então se estamos nos enganado sobre nossas próprias habilidade cognitivas?

No artigo de hoje, você confere 05 (cinco) sinas de você não é tão inteligente quanto pensa!

1# Falar de mais, ouvir de menos

Mulher segurando omegafone, demonstrando que falar demais é sinal de você não é tão inteligente quanto pensa!

Um dos sinais mais claros de que talvez você não seja tão inteligente quanto pensa é o de você fala demais, porém, ouve de menos.

Pessoas verdadeiramente inteligentes são conhecidas por terem habilidades poderosas ligadas à empatia, o que incluiu se colocar no lugar do próximo e ouvi-lo com atenção.

Além disso, pessoas inteligentes também costumam falar pouco, e, por isso, raramente estarão envolvidas em situações de fofocas ou propagação de boatos.

A parte boa é que ambas as habilidades (falar e ouvir) podem ser trabalhadas por qualquer um, desde que haja uma intenção real de melhorar a si mesmo.

Portanto, se você perceber o hábito de falar de mais e ouvir de menos, talvez deva questionar mais sua inteligência e procurar melhorá-la daqui em diante.

2# Você não tem personalidade própria

Mulher segurando folha em branco no rosto, indicando que não ter personalidade é sinal claro de que você não é tão inteligente quanto pensa.

Muito embora isso as torne alvo frequente de críticas e fofocas, pessoas inteligentes reconhecem desde cedo a importância de se ter uma personalidade própria.

Porém, a maioria das pessoas lá fora fazem o contrário disso: seguem a manada, moldam suas vontades de acordo com o que a mídia e o senso comum propagam.

Não à toa, muitas vezes, pessoas inteligentes são também parte dos chamados OUTSIDERS, um grupo de pessoas divergentes que vivem entre nós e que até hoje não são totalmente compreendidas.

Se quiser saber mais sobre os OUTSIDERS, aqui no Blog já tem um artigo inteiro sobre o assunto: O que é ser um OUTSIDER segundo Colin Wilson.

Portanto, avalie sua personalidade agora e veja o quanto dela de fato é realmente “sua”.

Lembre-se: pessoas inteligentes não seguem a multidão, elas criam tendências e lançam ideias!

3# Você é dependente

Homem frustrado por ser dependente e perceber que se você faz isso: você não é tão inteligente quanto pensa.

A independência é um dos traços mais característicos das pessoas inteligentes.

Ser dependente significa saber cuidar de si mesmo, encontrar soluções para seus problemas sem necessitar da ajuda de ninguém: é algo transformador e atraente, pois exige inteligência verdadeira.

Em resumo, independência significa EMPODERAMENTO.

Pessoas poucos inteligentes, entretanto, normalmente não se dão bem com a independência, elas precisam de um “porto seguro”, alguém que resolva seus problemas por elas.

Aliás, aqui no Blog já tem um artigo completo sobre o assunto: Como ser uma pessoa independente: guia completo.

Portanto, se você é uma pessoa dependente, talvez você não seja tão inteligente quanto pensa!

4# Você é indeciso

Mão apontando para uma das centenas de escolhas disponíveis, demonstrando que a indecisão é sinal de você não é tão inteligente quanto pensa.

Tomar decisões é uma habilidade rara e difícil de se desenvolver, exigindo uma inteligência emocional poderosa da pessoa que tem que decidir sobre alguma coisa.

Isso acontece porque, quando decidimos sobre alguma coisa, automaticamente abrimos mão de todas as outras, e isso é amedrontador para muitas pessoas.

Porém, pessoas inteligentes sabem que a vida é feita de decisões, e, na maioria das vezes, estão preparadas para tomarem decisões rápidas, mesmo em situações de estresse.

Já pessoas poucos inteligentes normalmente entram num “fluxo de indecisão”, remoendo informações, possibilidades, mas atrasando a decisão necessária.

Aqui no Blog já tem um artigo inteiro sobre procrastinação, confere lá: A verdade sobre a procrastinação e como lidar com ela.

Portanto, se você vive em constante indecisão, talvez deva rever o quão inteligente acha que é!

5# Você não sabe dizer “NÃO”

Duas mãos com os dizeres "sim" e "não", demonstrando que uma sinal de você não é tão inteligente quanto pensa se não consegue dizer "não".

Muita pouca gente tem a habilidade de dizer “não” sem fraquejar nos momentos necessários.

E o motivo disso é simples: dizer “não” é difícil: pode magoar pessoas, cortar laços, abrir mão de oportunidades e possibilidades…

Em resumo, dizer não é assustador e exige a confiança de alguém que ponderou todas as hipóteses com inteligência e percebeu que o não é a melhor resposta, seja quais forem as consequências!

Por isso, a maioria das pessoas prefere dizer falsos “sins” do que “nãos” honestos.

Portanto, se você é alguém que frequentemente se esquiva de dizer “NÃO” às pessoas situações que lhe fazem mal, isso é sinal de que você não é tão inteligente quanto pensa.

Pensamentos finais

Neste pequeno artigo, apresentamos a você alguns sinais claros e facilmente perceptíveis de que talvez você não seja tão inteligente quanto pensa (convidamos você a se questionar sobre).

Porém, não tome esses sinais como verdades absolutas, uma vez que a inteligência é algo complexo e não pode ser avaliada de maneira tão simples.

Portanto, tome os sinais apresentados como meros “apontamentos” sobre seus comportamentos atuais, e busque alterá-los caso entenda necessário.

Além disso, nunca se esqueça de que a inteligência é construída no dia-a-dia, e quanto mais você trabalha sobre suas habilidade cognitivas, mais eficiente ficará seu cérebro.

Lembre-se: ficar mais inteligente é possível, mas requer esforço contínuo!

Escrito por J.R.

Gostou do nosso artigo?

Então compartilhe-o com seus amigos e faça a mensagem chegar a mais e mais pessoas!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
J.R. Dittman

One thought on “5 sinais de que você NÃO é tão inteligente quanto pensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *