Como ser Low Profile no Instagram

Como ser Low Profile no Instagram

O Instagram é a rede social ideal para aqueles que gostam de postar fotos pessoais e compartilhar informações sobre suas vidas online, muitas vezes de maneira indiscriminada. Mas seria possível evitar problemas e adotar um estilo de vida Low Profile no Instagram? É possível ter um perfil Low Profile no Instagram?

A resposta para ambas as perguntas é sim.

É possível gerenciar quantidade de informação que você compartilha nas redes sociais, evitando passar do limite aceitável a ponto de colocá-lo em risco ou mesmo prejudicar sua imagem (ou de sua empresa) de alguma forma.

O estilo de vida Low Profile é um novo conceito de vida que preza pela discrição, pelo comedimento e pelo comportamento não voltado a ser o centro das atenções. E, ao contrário do que se pensar, seguir esse estilo de vida no Instagram pode ser uma forma não apenas de se proteger, mas também de ganhar relevância.

Aliás, se você quiser saber o que exatamente é o estilo de vida Low Profile, temos aqui no Blog o artigo mais completo sobre o tema da internet brasileira, e vale a pena conferir caso queira: Como ser Low Profile e quais as suas vantagens.

Ser Low Profile é bem mais do que apenas ser discreto, pois envolve bem mais do que apenas o aspecto comportamental: trata-se de construir uma nova identidade minimalista, simples e voltada ao ganho de relevância de valor online.

Mas primeiro vamos responder às perguntas: Por que ser Low Profile no Instagram? Vale a pena? Isso faz algum sentido?

Por que ser Low Profile no Instagram?

Mulher se questionando por que ser Low Profile no Instagram.

A princípio para parecer ilógico querer adotar um comportamento Low Profile numa rede social como Instagram, que é voltado para o compartilhamento, sobretudo, de fotos e postagens mais pessoais.

Não parece fazer sentido, mas faz.

Primeiro, é preciso se desapegar da ideia de que a só se consegue se consegue relevância online produzindo toneladas de conteúdo diariamente ou compartilhar coisas cada vez mais pessoais para atrair atenção.

Pelo contrário, muitas vezes a superexposição no Instagram pode faz com sua imagem fique satura demais perante o público, vulgarizando seu conteúdo. Assim, adotar um estilo Low Profile pode fazer com que sua relevância online cresça.

É a famosa regra do princípio da escassez.

Caso você queira saber mais sobre como aplicar esse princípio em seus perfis não só no Instagram, mas em qualquer rede social, aqui no Blog já tem um artigo completo sobre isso: Como ser Low Profile nas Redes Sociais?

Além disso, outra vantagem de ser uma pessoa Low Profile no Instagram é uma maior proteção de sua privacidade e intimidade.

Fotos postadas em perfis públicos não estão submetidas a nenhum tipo de controle, de modo que podem ser usadas por pessoas para fins ilícitos ou mesmo criação de perfis fakes. Os perigos online são gigantescos.

Lembre-se de que o Instagram é a quinta maior rede social do mundo, com 1.287 bilhões de usuários, e você está exposto a milhares de pessoas desconhecidas o tempo inteiro: todo cuidado é pouco nesses casos.

Portanto, são várias as razões existentes para que alguém decida criar uma imagem Low Profile no Instagram: remodelar sua imagem pública online sob os princípios desse estilo de vida pode mudar completamente o modo como você vê as redes sociais e como vai lidar com ela a partir de agora.

Aliás, vale a pena, também, estar por dentro do assunto “Minimalismo Digital”, pois está diretamente relacionado com o tema Low Profile e Instagram. Se você quiser saber mais sobre o assunto, aqui no Blog já tem um artigo completo sobre o assunto: O que é Minimalismo Digital: Significado e Guia para Iniciantes.

Por isso, listamos abaixo cinco comportamentos que você deve tomar a partir de agora caso queira ter um perfil Low Profile no Instagram.

Para ser Low Profile no Instagram: Pegue leve com os Stories

Stories e sua relação com ser Low Profile no Instagram.

Os stories são pequenos vídeos postados numa espécie de feed suspense do app do Instagram e, desde que foi implementado, o recurso virou uma febre e é, sempre dúvida, o preferido dos usuários da plataforma.

Através deles é possível compartilhar de tudo, e a maioria das pessoas o usa para demonstrar o que estão fazendo “ao vivo”. É como se fosse uma linha do tempo em que você pode praticamente acompanhar toda a linha do tempo do dia de alguém apenas observando o que ela posta nos stories.

Porém, não são poucas as pessoas que podem passar dos limites e acabar extrapolando o uso “razoável” dos stories: compartilhamento de spam, links duvidáveis de pirâmides financeiras, situações vergonhosas, conversas que deveriam permanecer privadas e excesso de conteúdo sem valor.

Sem dúvida, há muitas maneiras de usar os stories da maneira errada.

Por isso, se você quer ser uma pessoa Low Profile no Instagram, a partir de agora você deve maneirar o uso dos stories. Isso não quer dizer que você deve parar de usar o recurso, mas sim fazer o uso dele de maneira responsável.

Antes de compartilhar qualquer coisa, pense e repense se realmente vale a pena compartilhar aquele conteúdo. Caso esteja em dúvida, o melhor é não postar. O objetivo é não inundar seus seguidores com toneladas de conteúdo sem valor.

Aliás, é extremamente comum seguidores silenciarem ou mesmo bloquearem perfis que publicam conteúdos em demasia e que não agregam em nada. Eu tenho certeza que você já deve ter silenciado alguém por esse motivo.

Quando você posta demais, suas postagens perdem valor, tornam-se vulgares.

Publique apenas os stories necessários, aqueles de alto valor e que realmente engrandeçam seu perfil perante o público.

Com isso, você faz um filtro do seu público, atraindo apenas a quantidade adequada e saudável de atenção para você.

Não adote o estilo de vida da “ostentação”

Pessoa ostentando e não sendo Low Profile no Instagram.

A figura do ostentador virou coisa certa em todas as redes sociais.

Na verdade, a “ostentação”, transformou-se em um verdadeiro estilo de vida no Brasil, sendo o ideal de vida de vários jovens que querem “bombar” no Instagram, principalmente em razão da influência de celebridades e atletas que o seguem.

Mas seguir esse estilo de vida é problemático por diversas razões.

Primeira e mais óbvia razão é que ser “ostentador” é o oposto de ser uma Pessoa Low Profile. O ostentador, ou a pessoa “High Profile”, é aquele que busca ser o centro das atenções a todo custo, ainda que precise usar de bens materiais de luxo ou dinheiro para conseguir isso.

Aliás, se você quiser saber o significado de Pessoa High Profile, você pode encontrar mais informações sobre isso neste artigo aqui do Blog: Qual o significado de Low Profile “How to Keep a Low Profile”.

Já a pessoa Low Profile faz o oposto: prefere a discrição em vez da superexposição, sendo reservada em todos os ambientes que frequenta, sobretudo em relação à sua intimidade, revelando muito pouco sobre si.

Além disso, a ostentação gera atenção do pior tipo para o ostentador: a inveja.

Diferente da atenção sadia, que é gerada por meio da admiração e do respeito por alguém, a atenção conseguida por meio da ostentação é, na maioria das vezes, a mera inveja travestida de suposta admiração.

O problema disso é que, quando toda imagem se sustenta em bens materiais, no momento em que eles desaparecerem, sua “relevância” desaparece. É o tipo de relevância supérflua e que não tende a durar por muito tempo: logo outro ostentador com mais dinheiro tomará seu lugar.

Ademais, você vai ter um gasto enorme de dinheiro para manter esse estilo de vida, tendo que estar sempre ostentando algo novo para manter-se relevante. E nesse processo, não raro é chamar atenção de gente maldosa.

Por isso, a Pessoa Low Profile é o oposto disso, você jamais deve exibir bens materiais com finalidade de conseguir atenção para si, sua imagem deve ser conseguida de maneira orgânica, por meio da produção de conteúdo de alto valor intrínseco e que não vulgariza sua imagem perante o público.

Lembre-se: o que você faz nas redes sociais fica registrado para sempre, e a melhor maneira de evitar esse tipo de aborrecimento adotando um estilo de vida Low Profile no Instagram, priorizando sua privacidade, intimidade e dignidade online.

Poste conteúdo relevante

Pessoa postando conteúdo relevante para ser Low Profile no Instagram.

Entenda de uma vez por todas: quantidade não vai fazer você ganhar relevância online, mas sim a qualidade do que você posta.

É muito mais sábio postar com uma frequência menor, mas algo que realmente vale a pena ser compartilhador do que inundar seus seguidores de conteúdo repetitivo e sem valor.

Autenticidade é algo em falta no Instagram, e fazer isso só tornará tão comum quanto todas as outras pessoas que estão fazendo o mesmo.

Lembre-se de que ser Low Profile no Instagram não quer dizer não chamar atenção nenhuma para seu perfil: ser Low Profile significa gerenciar de maneira efetiva o nível de sua exposição online e postar conteúdo relevante é uma forma de você se manter dentro dos limites, postando apenas o que vale a pena.

Quem nunca viu, por exemplo, aquela pessoa que compartilha milhares de stories sobre tudo que comeu ao longo do dia? Do café da manhã até o jantar, dá para saber tudo que ela colocou na barriga.

Mas qual o valor que esse conteúdo tem? E eventualmente qual tipo de atenção você estaria atraindo para seu perfil?

É exatamente por isso que um controle adequado do conteúdo é uma estratégia importantíssima que toda pessoa que deseje ser Low Profile no Instagram deve adotar imediatamente, adequando seu conteúdo à seriedade e à imagem que você quer transmitir aos seus seguidores e evitando a atenção desnecessária.

Conteúdo relevante atrai audiência relevante, ainda que em menor quantidade: o importante é manter-se produzindo o seu melhor, com discrição, comedimento e evitando compartilhar mais do que o necessário sobre você.

Não se exponha demais para ser Low Profile no Instagram

Pessoas se expondo demais no Instagram.

Não se expor em uma rede social pode parecer algo sem sentido à primeira vista, mas a ideia é bem mais profunda, e por isso merece nossa atenção.

Quando se fala em “não se expor demais”, a ênfase recai sobre aquilo que ultrapassa os limites do razoável, do aceitável e do que gera valor para você.

Expor-se demais pode ser perigoso por diversas razões.

Primeiro, a consequência mais óbvia e esperada do excesso de exposição é a vulgarização de sua imagem perante o público.

Não estamos falando aqui de conteúdo que seja moralmente impróprio (seja lá o que isso signifique para você), mas sim da mera exposição. O fato é que toda exposição em demasia tem o potencial de prejudicar sua imagem.

Você se torna tão frequente com seus conteúdos constantes que seu valor diminui diante dos olhos do público. Não há expectativa alguma do seu público por novas publicações, eles já sabem o que esperar de vocês diariamente.

No caso das empresas, por exemplo, isso pode gerar uma desvalorização do nome da marca, sobretudo quando são utilizadas campanhas de marketing abusiva que lotam as redes sociais dessas empresas de conteúdo sem valor que é empurrado nas pessoas por meio de publicidade obrigatória.

Outra desvantagem do excesso de exposição é o aumento significativo das chances de você se tornar alvo de criminosos.

Muita gente compartilha informações extremamente pessoas online e isso dá às pessoas maldosas a chance de explorar essas informações contra você de diversas maneiras. Aliás, é muito comum pessoas compartilharem de cara em seus perfis: onde nasceram, onde trabalham, marcam os lugares onde frequentam, etc.

Isso é uma verdadeira avalanche de informações que pode estar sendo interceptada por alguém, e o pior de tudo: você mesmo forneceu essas informações a ele de graça sem nenhum motivo especial.

Aliás, às vezes, a depender dos seus objetivos de vida, talvez seja interessante até mesmo excluir de vez seus perfis nas redes sociais, ainda que por pouco tempo. Caso você tenha interesse em saber mais, aqui no Blog tem um artigo sobre isso: Cinco motivos para você excluir suas redes sociais agora.

Por isso, para se ver livres desses perigosos do mundo e do desgaste de sua imagem perante o público, adotar um estilo Low Profile no Instagram pode revolucionar sua presença online de uma forma positiva e transformadora.

Não compartilhe conteúdo questionável

Pessoa compartilhando conteúdo questionável e não sendo Low Profile no Instagram.

As redes sociais, sobretudo o Instagram, infelizmente se tornaram o local preferido para a divulgação e compartilhamento de diversos esquemas fraudulentos online: esquemas de pirâmides, apostas ilegais, investimentos duvidosos, etc.

Há uma infinidade de conteúdo duvidoso sendo compartilhado nas redes sociais, e o melhor que você fazer é manter-se longe desse tipo de coisa.

Na internet, compartilhar alguma coisa é o mesmo que dar aval a ela, apoiá-la de alguma maneira. Você linka a sua imagem com o que divulga.

Para piorar, na internet, suas ações são registráveis, de modo que, mesmo após anos, é absolutamente possível rastrear o que você compartilhou.

Sua imagem pode ficar comprometida para sempre em razão do que você compartilhou anos atrás, ainda que não soubesse exatamente o que estava fazendo.

Além disso, há também o problema das fake news que se tornou um fenômeno tenebroso e que faz com que notícias falsas se espalhem rapidamente pela internet, causando muitas vezes danos graves a pessoas ou a entidades.

Por isso, se você quer adotar um estilo Low Profile no Instagram, você deve evitar o compartilhamento de quaisquer links que você desconheça ou que sejam duvidosos de alguma maneira.

Antes de compartilhar, verifique a veracidade da informação, quem é o autor e qual as ideias por trás daquela postagem. Se for compartilhar o link de algum produto, assegure-se de que seja algo confiável, que você testou.

Mais uma vez, lembre-se: compartilhar algo no Instagram pode vincular sua imagem, seu perfil e sua credibilidade online para sempre com aquilo que foi compartilhado, e uma pessoa que segue o estilo de vida Low Profile valoriza muito sua imagem pública para que ela seja manchada dessa forma.

Por isso, se você quer ser Low Profile no Instagram, tome muito cuidado com o conteúdo que compartilha a partir de agora em seu perfil. Mantenha-se vigilante

Conclusão

Ser uma Pessoa Low Profile no Instagram é absolutamente possível e, diferentemente do que se costuma pensar, seguir esse estilo de vida tem o potencial de transformar sua imagem online, aumentando sua relevância online através do gerenciamento de sua intimidade e do comportamento discreto perante o público.

O Instagram é uma plataforma incrível para produtores de conteúdo e, caso você deseje ou precise estar presente nela, a melhor maneira de fazer isso é entendendo como seu comportamento online influencia sua imagem, sua carreira, sua presença online e sua privacidade.

Se você não está satisfeito com o seu nível de exposição atual no Instagram, talvez seja a hora de se reinventar, criando uma nova identidade mais discreta, comedida, profissional e responsável para seus seguidores.

Ser Low Profile é um estilo de vida revolucionário capaz de impactar profundamente seu modo de ser no Instagram, e agora você já tem o conhecimento necessário para transformar sua imagem online na plataforma.

=============

Este artigo é apenas uma fração mínima das ideias trabalhadas no meu livro “Low Profile: o estilo de vida dos vencedores” que está disponível na Amazon. Você pode adquiri-lo neste LINK ou clicando na imagem abaixo por um preço especial para leitores de Blog.

=============

Escrito por J.R.

Gostaria de ter um artigo como este em seu blog ou site? Você pode me contratar como REDATOR. Saiba mais sobre isso CLICANDO AQUI!

***Todas as informações e ideias contidas neste site, bem como seus artigos, são protegidas por direitos autorais e não podem ser plagiadas ou reproduzidas sem a expressa autorização do Autor.

Happy
Happy
50 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
50 %
J.R. Dittman

4 thoughts on “Como ser Low Profile no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.