Homem descobrindo as vantagens de ser Low Profile

O que é ser Low Profile e suas vantagens

O conteúdo deste post também está disponível no canal oficial do ComoViver.net no YouTube.

O que é ser low profile? O que é Low Profile? Ultimamente, esse termo se tornou bastante popular na internet, principalmente nas redes sociais, embora a maioria das pessoas ainda não saibam exatamente o que de fato significa ser low profile.

De origem inglesa, o Dicionário de Inglês de Cambridge conceitua Low Profile como alguém discreto e que prefere não ser o centro das atenções, chamando pouca atenção para si próprio.

Na internet, o conceito tornou-se viral quando as pessoas passaram a compartilhar a frase “keep a low profile“, como uma forma de conselho para que pensemos melhor sobre o modo expomos nossas vidas online, valorizando a discrição e o comedimento em algumas situações.

Porém, ser uma pessoa low profile é bem mais do que apenas ser uma pessoa “discreta”, como se verá adiante, trata-se de um estilo de vida que nos introduz princípios amplos para todos os aspectos de nossas vidas, e não só no que diz respeito à exposição nas redes sociais.

Portanto, uma Pessoa Low Profile é alguém que percebeu que sua vida privada e intimidade merecem uma proteção especial da exposição exagerada e da curiosidade alheia e, por isso, decidiu adotar um estilo de vida discreto e de pouca exposição, principalmente nas redes sociais.

A fim de explicar tudo que você precisa saber sobre o tema, nós elaboramos um guia completo para você entender uma vez de todas o que é low profile e cinco motivos pelos quais você deveria adotar esse estilo de vida incrível que vai mudar completamente seu modo de ver mundo.

O que é ser Low Profile?

Não existe uma tradução perfeita para o que seria low profile no Português.

Os dicionários mais tradicionais traduzem o termo como “alguém discreto” ou “pessoa que prefere não ser o centro das atenções” ou simplesmente “discreto”.

Porém, o termo é bem mais amplo que isso, podendo se desdobrar em vários significados.

Primeiramente, tenha em mente que ser Low Profile é um estilo de vida.

Não se trata, portanto, de uma mera característica específica e individualizada da personalidade de alguém, mas sim do modo como você vê e se apresenta no mundo, influenciando toda sua vida: relacionamentos, amizades, modo de se vestir, modo de consumir e até o modo como você trabalha.

Portanto, uma pessoa low profile é aquela que adota um estilo de vida em que o background de tudo que acontece é simples, discreto, reservado e não exposto para as pessoas no geral: para as pessoas low profile intimidade e privacidade são muito importantes para que sejam expostas de maneira para qualquer um nas redes sociais ou mesmo na vida offiline.

Todavia, o significado de Low Profile pode ser ainda mais abrangente, não se resumindo a uma série de condutas diferenciadas em relação à intimidade e à privacidade, do contrário estaríamos falando apenas de alguém que reproduz alguns comportamentos low profile, mas de fato não o leva como estilo de vida.

Trata-se de algo mais amplo e abrangente, que influencia diretamente seu modo de viver, delineando princípios sólidos e norteado que devem ser seguidos e aplicados em todas as áreas de sua vida, seja no aspecto profissional ou pessoal.

Low profile também não pode ser confundido com frugalidade, pois não se trata de um estilo de vida que procura a economia de recursos financeiros, na verdade, vai bem mais além, propondo a você que repense e repagine sua vida em torno da discrição, simplicidade, comedimento e do minimalismo.

E quais seriam os benefícios de se adotar um Estilo de Vida Low Profile?

Abaixo, listamos para você cinco motivos pelas quais você deveria adotar esse estilo de vida agora mesmo e revolucionar todas as áreas de sua vida.

Vantagem nº 1: Você se torna uma pessoa misteriosa

Nada fascina mais nossas mentes do que o mistério. O mistério nos atrai.

Quanto menos se sabe sobre uma pessoa, maior a aura de mistério e curiosidade sobre ela e, por isso, expor-se constantemente faz com que você se torne cada vez menos atraente aos olhos do público.

Na era das redes sociais, muitos caem na ideia equivocada de que compartilhar boa parte de nossas vidas privadas com centenas ou milhares de seguidores (ainda que você só conheça uma dezena deles) é um bom negócio, que aumenta nossa relevância online

Algumas pessoas chegam ao extremo de compartilhar informações sensíveis.

Pode-se facilmente encontrar muita informação pessoal de muita gente desavisada e que não segue o estilo de vida low profile apenas checando suas redes sociais: idade, lugar onde nasceu, se tem filhos, emprego, preferências pessoais, lugares que frequenta.

Quando faz isso, você acaba eliminando todo o mistério que poderia existir em torna de você.

Portanto, um benefício quase instantâneo e perceptível de seguir um estilo de vida low profile é se tornar muito mais atraente para muitas pessoas em razão da aura de mistério que surgirá em torna de sua imagem (a regra é simples: quanto mais se sabe sobre você, menos atrativo você fica).

Porém, não misture as coisas! Ser uma Pessoa Low Profile não tem nada a ver com ser alguém invisível. Ter e se apresentar nas redes sociais se tornou quase indispensável nos dias de hoje em razão de contatos profissionais e até mesmo para manter uma vida social saudável: ser low profile significa colocar a disposição dos outros apenas aquilo que você quer que seja veja visto (equilíbrio é a chave do sucesso).

Aliás, parece haver uma correlação direta entre o comportamento Outsider e o Estilo de Vida Low Profile. Se você nunca ouviu falar dos “Outsiders” (pessoas com capacidades extraordinárias), você pode aprender mais sobre o tema aqui: O que é ser um Outsider segundo Colin Wilson.

Vantagem nº 2: Ser Low Profile diminui suas chances de ser vítima de criminosos

Imagine a seguinte situação e responda: dentre duas pessoas, qual delas seria a vítima perfeita para um assalto: alguém que chama pouca atenção para si mesma, para seus bens materiais, se veste de maneira discreta e leva uma vida sem ostentação e extravagância ou alguém que faz o contrário disso?

Certamente o “ostentar” é o tipo de pessoa mais visada pelos criminosos.

Quando você ostenta e se expõe demais, seja nas redes sociais ou na vida real, principalmente por meio de bens materiais e demonstrações de poder econômico, você está chamando atenção para si da forma que, além de vulgar, é extremamente contraproducente, pois atrai atenção demasiada de gente potencialmente perigosa, que passa a vê-lo como alvo para crimes em potencial.

Ademais, estando no Brasil, um dos países mais violentos do mundo, não é preciso ressaltar a importância que uma vida low profile acaba tendo. Tenha sempre em mente que uma vida de ostentação necessariamente atrairá olhares maldoso, e não é possível evitar os possíveis prejuízos disso.

Portanto, ao se tornar um seguidor do Estilo de Vida Low Profile, a redução das chances de você vir a ser vítima de um crime em algum momento é outro benefício incrível que você verá acontecer em sua vida (embora, infelizmente, ninguém esteja a salvo de isso acontecer).

Vantagem nº 3: Ser Low Profile te blinda da inveja alheia

A inveja é, sem dúvida, um dos piores sentimentos que você pode atrair para si.

Embora seja praticamente impossível não ser vítima da energia negativa em algum momento, é certo que existem formas de nos protegermos de seus efeitos negativos: e uma das melhores maneiras de se fazer isso é seguindo um Estilo de Vida Low Profile por excelência.

O mecanismo de funcionamento da inveja exige, necessariamente, que o invejoso tenha conhecimento de alguma situação específica que envolva a pessoa invejada: se o invejoso não sabe de um fato, não há algo para que ele inveje. É uma lógica bastante simples.

Não à toa, desde os tempos mais antigos, muitos conselhos são dados para que estejamos sempre atentos para a presença da inveja em nossas vidas. Sem dúvida, o velho ditado de que “o que ninguém sabe, ninguém estraga“, por mais clichê que seja, é verdadeiro.

Portanto, se você quer se ver livre da influência negativa da inveja alheia em sua vida, talvez seja a hora de considerar a adoção imediata de um Estilo de Vida Low Profile, tornando-se uma Pessoa Low Profile por excelência, sobretudo nas redes sociais, que se tornaram uma “vitrine pública” de nossas vidas.

Aliás, aqui no Blog existe um artigo exclusivo e completíssimo sobre Como ser Low Profile no Instagram.

Não há dúvidas de que ser uma pessoa low profile é uma forma sensata e bastante lúcida de bloequar ao menos uma parte da inveja alheia que inevitavelmente estamos atraindo, principalmente vinda de falsas amizades e pessoas com a qual convivemos diariamente.

Por fim, é importante lembrar que nossas vitórias pessoais têm um sabor muito mais especial quando são compartilhadas apenas quando elas já foram de fato conquistadas: trabalhe duro em seus projetos, mas discretamente, deixe para revelá-los ao mundo quando tudo já consumados.

Vantagem nº 4: Ser Low Profile te torna menos consumista

Você já parou para pensar que uma parte significativa das as pessoas consome por mera ostentação e não por necessidade? Ou seja, elas não compram o que precisam, mas aquilo que mais chama atenção.

Um carro, por exemplo.

Se você não é uma Pessoa Low Profile, mas alguém que curte razoavelmente ostentar bens materiais, um automóvel não é só um instrumento que o auxilia nas suas necessidades diárias, na verdade, ele é um bem a ser ostentado. Um verdadeiro símbolo de poder.

As pessoas que pensam a vida dessa forma acabam por classificar os objetos em razão do seu potencial de ostentação, se eles podem ou não serem exibidos e quanto de inveja eles causarão nas pessoas alheias, não existe, pois, um senso de utilidade real.

A verdade, porém, é que, qualquer que seja o carro, se ele te leva e te traz dos lugares, ele é útil, e ser útil é a única qualidade realmente necessária, qualquer coisa além disso é mera vaidade.

Todavia, as pessoas que seguem um Estilo de Vida Low Profile veem as coisas complemente diferentes: para elas, a utilidade do bem vem em primeiro lugar, não o preço, sua aparência ou o quanto ela pode causar de inveja: o senso que prevalece é o de utilidade e não o de ostentação.

Não é exagerado dizer, portanto, que a seguir um estilo de vida low profile o coloca na direção da disciplina, do comedimento e da busca por valores mais elevados, enquanto o estilo de vida da ostentação o direciona para o superconsumismo e futilidade moral.

Ao seguir o Estilo de Vida Low Profile, tornar-se um consumidor consciente e economizar dinheiro são coisas absolutamente esperáveis. Mas o oposto disso, seguir estilo de vida High Profile (de ostentação), contrair dívidas desnecessárias e viver no vermelho é uma possibilidade mais que real.

Portanto, se você quer se tornar alguém mais minimalista, consciente financeiramente, além de economizar dinheiro para investir em grandes projetos, ter mais paz financeira, dentre vários outras vantagens, o Estilo de Vida Low Profile definitivamente é para você.

Vantagem nº 5: Ser Low Profile torna você mais produtivo

Pode-se dizer boa parte das pessoas atualmente adota o chamado Estilo de Vida “High Profile”, marcada por uma necessidade constante de autoafirmação por meio da ostentação de bens materiais.

Porém, por se tratar de um estilo de vida como qualquer outro, os princípios que norteiam esse estilo de vida acabam se espraiando para todas as áreas das vidas dessas pessoas, incluindo-se as questões ligadas à produtividade, desempenho pessoal e qualidade de vida.

Essas pessoas normalmente possuem mais posses materiais, têm mais necessidade e, por isso, é comum passarem por grandes crises na hora de tomarem decisões (trata-se de um efeito colateral).

Pode parecer inimaginável para alguns, mas o excesso de opções é real na vida de pessoas High Profile, e questões simples podem se tornar verdadeiros pesadelos para elas: qual roupa devo vestir? Qual o melhor tipo de carro? Qual viagem atrairia mais atenção para meu perfil no Instagram?

As consequências desse modo de pensar são diversas: a procrastinação, paralisia da análise, etc.

Aliás, se você quiser saber mais sobre como acabar com a procrastinação, aqui no Blog nós já tem um artigo inteiro sobre o assunto: A verdade sobre a procrastinação e como acabar com ela.

Se manter produtivo no mundo atual repleto de tecnologia e distrações é tarefa cada vez mais difícil, e, sem dúvidas, abraçar o Estilo de Vida Low Profile pode ser uma solução para seus problemas de produtividade, sobretudo quando mesclado com uma filosofia de vida minimalista.

Basta imaginar, por alguns segundos, quanto tempo desperdiçamos todos os dias tirando, editando, escolhendo fotos, stories e postagens para as redes sociais com objetivo único de conseguir alguns likes ou alguns segundos da atenção de alguém para entender a ideia por trás de uma vida low profile.

E se você gastasse todo esse tempo para coisas realmente úteis e importantes para você?

Ser mais produtivo é uma consequência do nível de consciência e de motivação que dispomos para com nossos objetivos, e ser uma Pessoa Low Profile nos ajuda nesse processo justamente porque nos convida a avaliarmos o que realmente é importante ou não em nossas vidas, num processo de priorização constante que elimina tudo aquilo que é inútil.

Portanto, se você precisa destinar todas as suas forçar para algum projeto pessoal ou profissional, tornar-se um seguidor do Estilo de Vida Low Profile, buscando uma vida mais simples e simplificada, definitivamente é algo que você deve considerar a partir de agora.

Conclusão

Mudar nosso estilo de vida é algo extremamente desafiador e, por isso, poucas são as pessoas dispostas a darem um passo tão significativo quanto esse, sobretudo a partir de um viés Low Profile, que exige naturalmente a renúncia de muitas coisas das quais já não mais conseguimos nos imaginar vivendo sem.

Aprender a controlar nossa exposição nas redes sociais, valorizar a intimidade e privacidade acima de qualquer outra coisa, buscar sempre os bastidores e não os holofotes: definitivamente, não é tarefa fácil.

Porém, o Estilo de Vida Low Profile pode ser tão impactante e ressignificar de maneira tão profunda a vida de qualquer pessoa que os sacríficos feitos acabam sendo mínimos diante das vantagens: foco, discrição, privacidade e intimidade protegidas, tranquilidade e, sobretudo, paz.

Se o atual estilo de vida que você leva não está sendo mais atrativo e algo diz que você precisa mudar, talvez este seja o momento de considerar tornar-se uma Pessoa Low Profile por Excelência e ver na prática todos os benefícios e vantagens de se viver uma vida mais discreta.

Então, como conceituar uma Pessoa Low Profile? Trata-se de alguém comprometido com um propósito de vida maior, alguém que percebeu os perigos de uma sociedade que se expõe cada vez mais e decidiu tomar as rédeas e controlar sua privacidade e intimidade da melhor maneira possível.

Alcançar e trilhar um caminho de resultados e realizações únicas e que poucos de fato conseguem, isso é que norteia e direciona a da vida da legião silenciosa de Pessoas Low Profile que cresce cada dia mais.

=============

Este artigo é apenas uma fração mínima das ideias trabalhadas no meu livro “Low Profile: o estilo de vida dos vencedores” que está disponível na Amazon. Você pode adquiri-lo neste LINK ou clicando na imagem abaixo por um preço especial para leitores de Blog.

=======================

Escrito por J.R.

Gostaria de ter um artigo como este em seu blog ou site? Você pode me contratar como REDATOR. Saiba mais sobre isso CLICANDO AQUI!

***Todas as informações e ideias contidas neste site, bem como seus artigos, são protegidas por direitos autorais e não podem ser plagiadas ou reproduzidas sem a expressa autorização do Autor.

Happy
1 11 %
Sad
0 0 %
Excited
2 22 %
Sleepy
0 0 %
Angry
0 0 %
Surprise
6 67 %

18 comments

    1. Oi, Keli!

      Muito obrigado pelo seu comentário, é sempre muito bom ouvir o feedback de nossos leitores.

      O texto passou por uma revisão completa de gramática e ortografia. Em razão da pressa, muitos erros acabaram passando na primeira versão do artigo. Mas agora tá tudo ok.

      Aproveite para ler nossas outras postagens sobre o tema “Low Profile” caso queira saber mais sobre o assunto. Em breve também teremos mais conteúdo sobre sobre esse tópico.

      Abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *