O Home Office e suas vantagens

O Home Office e suas vantagens

O home office não é coisa nova, na verdade, é uma modalidade de trabalho que está disponível há muito tempo para as empresas.

Sempre houve uma certa resistência por parte dos empresários de difundi-lo amplamente, preferindo-se o trabalho presencial.

Isso ocorria por conta de diversos fatos: ausência de meio de controle, falta de estrutura na casa do colaborador, etc.

Entretanto, depois de que Pandemia que colocou o mundo de pernas para o ar, o home office tornou-se o único modo de trabalhar em diversos setores.

Mas será que o home office veio para ficar de vez?

No post de hoje vamos numerar cinco razões pelas quais as empresas deveriam se prepararem para essa nova forma de trabalhar 😉

Funcionários mais satisfeitos e comprometidos

Colaborador mais comprometido em razão do trabalho home office.

No mercado de trabalho moderno, os recursos humanos são os recursos mais valiosos de qualquer organização.

Por isso, as empresas devem empenhar-se cada vez mais em promover um ambiente de trabalho que satisfaça seus colaboradores.

E, para surpresa de muitos, pode não existir ambiente melhor para que um colaborar seja o mais comprometido possível do que trabalhando de casa.

Aliás, se você quer ser mais produtivo, a procrastinação é um mal a ser combatido, e aqui no Blog tem um artigo inteirinho sobre isso, confere lá 🙂

Chegar ao trabalho exige, por exemplo, que o colaborar pegue trânsito ou transporte público todos os dias.

Isso tem um gasto mental e econômico enorme, impactando diretamente no desempenho do colaborador que não pode optar pelo home office.

As empresas mais inteligentes se atentaram para isso e optando cada vez mais pelo home office e, como resultado, estão vendo os níveis de satisfação e comprometimento de seus colaborar decolarem.

Maior controle do trabalho

Engana-se quem ainda acredita que home office é sinônimo de ausência de controle sobre o trabalho dos colaboradores.

Muito pelo contrário.

Com as ferramentas, aplicativos e softwares inteligentes que temos hoje, todo o trabalho feito remotamente pode ser controlado pelo empregador.

Desse modo, as avaliações de desempenho, checagem de metas e outros fatores gerenciais foram melhorados podem ser melhorados pelo home office.

É possível, também, fazer reuniões online e manter contato ao vivo sempre que precisar. A tecnologia realmente foi uma mão na roda!

Portanto, aderir de vez ao home office pode trazer um controle mais efetivo do trabalho realizado, tornando-o mais produtivo e eficiente.

Trabalho mais ágil e eficiente

Gráfico mostrando os resultados do trabalho home office.

O trabalho home office pode, também, tornar sua empresa mais ágil e eficiente no longo prazo.

É certo que, embora muito se preze por isso, nem sempre os ambientes de trabalho presenciais são ambientes propícios para a produtividade.

São muitas interrupções, conversas, distrações, e tudo acaba por minar boa parte da produtividade dos colaboradores.

Entretanto, o trabalho home office acaba por ser uma excelente forma de contornar esse problema.

Trabalhando de casa, o colaborar pode criar um ambiente mais voltado à imersão no trabalho, com poucas distrações e problemas comuns dos ambientes presenciais.

Por isso, se você quer tornar sua empresa mais eficiente, talvez seja conveniente considerar a possibilidade de aderir ao home office.

Redução do passivo da empresa

Manter um funcionário trabalhando em home office pode, muitas vezes, sair mais barato do que mantê-lo presencialmente.

Por exemplo, com menos funcionários presenciais, não há necessidade de tantos passivos: mesas, cadeiras, computadores, etc.

A receita economizada, portanto, pode ser usada para investir na estrutura home office do colaborar, por exemplo.

Do mesmo modo, o colaborar também se beneficia, pois deixa gastar tanto com transporte diário até a empresa.

Como se vê, é um modo de trabalho que beneficia a todos.

Flexibilidade e alinhamento com o futuro do mercado de trabalho

Rapaz mostrando o papel do home office nas empresas do futuro.

O futuro do trabalho é home office (com exceção, óbvio, dos trabalhos em que essa modalidade de trabalho não seja possível).

A verdade é que o trabalho tradicional estão se tornando cada vez mais obsoletos, a ideia de escritórios cheios não condiz mais com a realidade.

As empresas precisam imediatamente se adequarem com essa nova realidade, tornando suas estruturas mais flexíveis.

Flexibilidade é a palavra da vez quando falamos de mercado de trabalho: é preciso entender que as pessoas querem mais liberdade e, quanto mais liberdade, mais produtividade.

Por isso, se você quer adequar sua organização ao mercado de trabalho do futuro, dê o primeiro passo em ao home office agora mesmo.

Conclusão

O mundo está mudando tanto para as empresas quanto para os colaboradores, por isso quem quer continuar no jogo deve se adaptar.

Nesse cenário, é fato que o home office vem tomando cada vez mais e mais espaço, trazendo benefícios que podem revolucionar o mercado de trabalho.

Por isso, se você quer sair na frente das demais empresas e se destacar, talvez seja a hora de olhar para o home office de outra forma.

A transição pode ser difícil, mudar não é fácil, mas os benefícios certamente virão no futuro para aqueles que se arriscarem agora.

Gostou do post de hoje?

Então deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o assunto e siga a gente também nas redes sociais para saber sempre que tiver post no por aqui. 😉

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
J.R. Dittman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.