O home office não é coisa nova, na verdade, é uma modalidade de trabalho que está disponível há muito tempo para as empresas.
Sempre houve uma certa resistência por parte dos empresários de difundi-lo amplamente, preferindo-se o trabalho presencial.
Isso ocorria por conta de diversos fatos: ausência de meio de controle, falta de estrutura na casa do colaborador, etc.
Entretanto, depois de que Pandemia que colocou o mundo de pernas para o ar, o home office tornou-se o único modo de trabalhar em diversos setores.
Mas será que o home office veio para ficar de vez?
No post de hoje vamos numerar cinco razões pelas quais as empresas deveriam se prepararem para essa nova forma de trabalhar 😉
Funcionários mais satisfeitos e comprometidos
No mercado de trabalho moderno, os recursos humanos são os recursos mais valiosos de qualquer organização.
Por isso, as empresas devem empenhar-se cada vez mais em promover um ambiente de trabalho que satisfaça seus colaboradores.
E, para surpresa de muitos, pode não existir ambiente melhor para que um colaborar seja o mais comprometido possível do que trabalhando de casa.
Aliás, se você quer ser mais produtivo, a procrastinação é um mal a ser combatido, e aqui no Blog tem um artigo inteirinho sobre isso, confere lá 🙂
Chegar ao trabalho exige, por exemplo, que o colaborar pegue trânsito ou transporte público todos os dias.
Isso tem um gasto mental e econômico enorme, impactando diretamente no desempenho do colaborador que não pode optar pelo home office.
As empresas mais inteligentes se atentaram para isso e optando cada vez mais pelo home office e, como resultado, estão vendo os níveis de satisfação e comprometimento de seus colaborar decolarem.
Maior controle do trabalho
Engana-se quem ainda acredita que home office é sinônimo de ausência de controle sobre o trabalho dos colaboradores.
Muito pelo contrário.
Com as ferramentas, aplicativos e softwares inteligentes que temos hoje, todo o trabalho feito remotamente pode ser controlado pelo empregador.
Desse modo, as avaliações de desempenho, checagem de metas e outros fatores gerenciais foram melhorados podem ser melhorados pelo home office.
É possível, também, fazer reuniões online e manter contato ao vivo sempre que precisar. A tecnologia realmente foi uma mão na roda!
Portanto, aderir de vez ao home office pode trazer um controle mais efetivo do trabalho realizado, tornando-o mais produtivo e eficiente.
Trabalho mais ágil e eficiente
O trabalho home office pode, também, tornar sua empresa mais ágil e eficiente no longo prazo.
É certo que, embora muito se preze por isso, nem sempre os ambientes de trabalho presenciais são ambientes propícios para a produtividade.
São muitas interrupções, conversas, distrações, e tudo acaba por minar boa parte da produtividade dos colaboradores.
Entretanto, o trabalho home office acaba por ser uma excelente forma de contornar esse problema.
Trabalhando de casa, o colaborar pode criar um ambiente mais voltado à imersão no trabalho, com poucas distrações e problemas comuns dos ambientes presenciais.
Por isso, se você quer tornar sua empresa mais eficiente, talvez seja conveniente considerar a possibilidade de aderir ao home office.
Redução do passivo da empresa
Manter um funcionário trabalhando em home office pode, muitas vezes, sair mais barato do que mantê-lo presencialmente.
Por exemplo, com menos funcionários presenciais, não há necessidade de tantos passivos: mesas, cadeiras, computadores, etc.
A receita economizada, portanto, pode ser usada para investir na estrutura home office do colaborar, por exemplo.
Do mesmo modo, o colaborar também se beneficia, pois deixa gastar tanto com transporte diário até a empresa.
Como se vê, é um modo de trabalho que beneficia a todos.
Flexibilidade e alinhamento com o futuro do mercado de trabalho
O futuro do trabalho é home office (com exceção, óbvio, dos trabalhos em que essa modalidade de trabalho não seja possível).
A verdade é que o trabalho tradicional estão se tornando cada vez mais obsoletos, a ideia de escritórios cheios não condiz mais com a realidade.
As empresas precisam imediatamente se adequarem com essa nova realidade, tornando suas estruturas mais flexíveis.
Flexibilidade é a palavra da vez quando falamos de mercado de trabalho: é preciso entender que as pessoas querem mais liberdade e, quanto mais liberdade, mais produtividade.
Por isso, se você quer adequar sua organização ao mercado de trabalho do futuro, dê o primeiro passo em ao home office agora mesmo.
Conclusão
O mundo está mudando tanto para as empresas quanto para os colaboradores, por isso quem quer continuar no jogo deve se adaptar.
Nesse cenário, é fato que o home office vem tomando cada vez mais e mais espaço, trazendo benefícios que podem revolucionar o mercado de trabalho.
Por isso, se você quer sair na frente das demais empresas e se destacar, talvez seja a hora de olhar para o home office de outra forma.
A transição pode ser difícil, mudar não é fácil, mas os benefícios certamente virão no futuro para aqueles que se arriscarem agora.
Gostou do post de hoje?
Então deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o assunto e siga a gente também nas redes sociais para saber sempre que tiver post no por aqui. 😉
- 5 sinais de que você NÃO é tão inteligente quanto pensa - 19 de outubro de 2022
- Como Cancelar a Promoção Vivo Turbo [2023] - 5 de outubro de 2022
- Efeito Eclesiastes: os perigos da Negatividade Tóxica - 24 de agosto de 2022