Pular para o conteúdo

5 Benefícios do Minimalismo Digital para sua Vida

Imagem de dispostivios digitais sugerindo os diversos benefícios do minimalismo digital.

A ideia da redução da quantidade da tecnologia em nossas vidas ganha cada vez mais força mundo a fora e, definitivamente, a filosofia minimalista já faz parte da realidade de milhares de pessoas. Porém, quais seriam os benefícios do minimalismo digital na vida daqueles que decidiram adotar esse estilo de vida?

Essa é uma pergunta válida, porque, a princípio, os reais benefícios do minimalismo digital podem parecer um tanto obscuros para os iniciantes e, por isso, devem ser analisados com cuidado.

É certo, entretanto, que inúmeros são os benefícios para aqueles que seguem esse estilo de vida, o que inclui não apenas um aumento significativo em nossa saúde mental, mas também em nossa saúde física.

Por isso, listamos, a seguir, os 5 principais benefícios do minimalismo digital para sua vida, com objetivo de fazer com que você não apenas entenda, mas também consiga visualizar com profundidade todos os potenciais benefícios de seguir esse estilo de vida inovador.

O que é Minimalismo Digital?

Antes de listarmos os benefícios do minimalismo digital, primeiro, caso você ainda não esteja familiarizado com o tema, é importante esclarecermos o que significa esse estilo de vida.

Em resumo, minimalismo digital é um estilo de vida que preza pela redução do uso da tecnologia em nossas vidas, com objetivo de evitar os prejuízos que podem surgir da interação entre humanos e tecnologia, tendo nascido a partir do estilo de vida minimalista.

Trata-se, portanto, de uma resposta ao excesso de tecnologia em nossas vidas, propondo a todos nós que passemos a questionar o modo e quantidade de tecnologia em nosso dia a dia.

Caso você queira entender o que significa minimalismo digital em profundidade, aqui no Blog já existe um guia completo para iniciantes sobre o assunto: O que é Minimalismo Digital: Significado e Guia para Iniciantes.

Entendido o que é minimalismo digital, agora podemos listar de maneira objetiva os benefícios de seguir esse estilo de vida.

1. Reduz o estresse

Mais e mais pesquisas realizadas ao redor do mundo vêm demonstrando que o excesso de tecnologia à nossa volta tem o poder de aumentar nossos níveis de estresse muito mais do que imaginávamos.

Através da tecnologia, lemos dezenas ou centenas de notícias ao longo do dia, assistimos vídeos, lemos centenas de mensagens, e-mails, etc., e tudo isso cria um verdadeiro “ruído digital”.

Esse ruído nada mais é do que a junção de todas as tecnologias tentando roubar nossa atenção ao mesmo tempo.

Além disso, por sermos criaturas de hábitos, não é incomum que fiquemos acostumados com esse ruído constante, com o excesso, e, quando ele finalmente desaparece, acabamos sentindo falta.

Porém, esse comportamento é extremamente danoso para nossa saúde, pois nos deixa em modo de alerta praticamente 24 horas por dia, impedindo que nossa mente possa descansar profundamente.

Aliás, os altos níveis de estresse estão relacionados à chamada “negatividade tóxica”, que acaba por surgir naturalmente na vida das pessoas estressadas. Se você quiser saber mais sobre o assunto, aqui no Blog já tem um artigo completo sobre o assunto: Efeito Eclesiastes: os perigos da Negatividade Tóxica.

O fato de as redes sociais e o mundo digital nunca “parar” também contribui para a sensação de que “estamos perdendo algo online”, o que torna o simples ato de relaxar algo quase impossível.

Por isso, através da redução dos dispositivos digitais, aplicativos e de uma verdadeira limpeza digital, um dos grandes benefícios do minimalismo digital é fornecer possibilidade uma verdadeiro “descanso” do excesso de informação que chega até nós, reduzindo nossa exposição no mundo digital ao mínimo possível.

Em dúvida sobre como colocar o minimalismo digital em prática? Aqui no Blog já tem um artigo completo sobre o assunto: Minimalismo Digital na Prática: 5 Dicas Essenciais.

2. Ajuda com os problemas de insônia

O que antes parecia mito, hoje já é reconhecido como verdade: a qualidade de nosso sono é afetada diretamente pela quantidade de tecnologia que está à nossa volta.

Isso acontece por dois motivos simples: 1) dispositivos digitais geram ondas eletromagnéticas que podem afetar nosso sono e 2) o fato de o mundo digital funcionar 24 horas por dia afeta nossas emoções.

Portanto, o excesso de tecnologia prejudica nosso sono de maneira dupla, primeiro afetando fisicamente nosso corpo, através das ondas magnéticas de aparelhos como, por exemplo, os roteadores wi-fi, e também nossa saúde mental, pois nunca temos um “descanso” real da vida digital, redes sociais e acontecimentos online.

Por isso, é altamente recomendável a eliminação de dispositivos digitais que geram ondas eletromagnéticas de nossos quartos, com fim de fazer com que nosso sono não seja prejudicado.

Além disso, não utilizar redes sociais e dispositivos digitais antes de dormir também contribui positivamente para a qualidade do sono, pois nos desprendemos da ideia de uma vida digital 24 horas por dia.

A princípio, ações tão simples podem parecer ineficazes para combater os problemas da insônia, mas, no longo prazo, podem trazer benefícios incríveis e realmente transformadores.

Então, caso você decida seguir esse estilo de vida, um dos principais benefícios do minimalismo digital que você pode esperar para sua vida inclui, sem dúvida, a possível melhoria da qualidade de seu sono.

3. Mais tempo livre disponível

Portanto, é certo a tecnologia rouba boa parte do nosso tempo diário e, muito embora boa parte desse tempo seja gasto com coisas produtivas (trabalho, estudo, etc.), infelizmente, boa parte desse tempo é gasto com meras distrações.

Esse comportamento tem origem no modo como utilizamos a tecnologia atualmente, ou seja, sem intenção.

Segundo Cal Newport, autor do livro Minimalismo Digital: Para uma vida profunda em um mundo superficial, devemos sempre utilizar a tecnologia com INTENÇÃO, ou seja, precisamos determinar um motivo para uso da tecnologia, devemos vê-la como uma ferramenta e não como uma mera distração.

A maioria das pessoas utiliza muito mal a tecnologia, e comportamentos danosos, como o famoso rolar o feed das redes sociais por horas, é algo que se torna cada vez mais comum, criando em quem faz isso hábitos negativos difíceis de serem modificados depois.

Entretanto, ao se tornar um adepto do minimalismo digital – e procedendo com a eliminação de tudo que é desnecessário e aplicando a intencionalidade antes do uso – uma das mudanças positivas que você pode esperar é um aumento significativo do seu tempo livre.

A lógica é muito simples: quanto mais ruído digital existir, maiores serão as chances de ficarmos distraídos, então, quando nos limitamos apenas ao mínimo necessário em relação à tecnologia, essa dinâmica se inverte por completo.

Portanto, ter mais tempo disponível para você, para sua família e para seus hobbies é um dos benefícios do minimalismo digital que você esperar ao se tornar um seguidor do estilo de vida minimalista.

4. Mantém você na realidade

Um dos maiores problemas do uso irrestrito da tecnologia é a possibilidade de “desconexão com a realidade”.

A princípio pode parecer um absurdo a ideia de perder a conexão com a realidade só por causa do uso da tecnologia, mas, quando o uso dela ultrapassa o limite considerado razoável, consequências negativas podem se tornar uma terrível realidade.

Por exemplo, o vício nas redes sociais e videogames são exemplos claros da perda da conexão com a realidade causados pelo excesso de tecnologia, além de vários outros problemas adjacentes.

Por isso, o minimalismo digital se mostra como uma arma eficiente para combater esse tipo de efeito negativo, pois a redução do uso da tecnologia mantém você no mundo real por mais tempo.

Quando limitamos nossos dispositivos eletrônicos, usando apenas aqueles sumariamente necessários e, por isso, a tecnologia não tem o poder de nos escravizar, mas pelo contrário, nós é quem temos total controle sobre ela.

E justamente por não nos deixar controlar por ela, conseguimos nos manter cem por cento na realidade, aproveitando mais tempo com nossos amigos e familiares, mas, principalmente, com nós mesmos.

Usar o tempo que gastamos desnecessariamente online para construir uma boa relação com nós mesmos é uma poderosa forma de desenvolvermos autoconsciência, por exemplo.

Aliás, se você quiser saber mais sobre o assunto autoconsciência, aqui no Blog já tem um artigo completo sobreo assunto: Autoconhecimento: significado e como desenvolver.

Portanto, outro benefício do minimalismo digital em sua vida é manter você preso à realidade, às pessoas e às coisas que realmente valem a pena serem vividas.

5. Simplifica sua rotina e traz o foco de volta

Simplificar significa tornar alguma coisa simples através da eliminação de tudo aquilo que é desnecessário e demasiadamente complexa para uma situação específica.

Trata-se de uma técnica poderosa e que pode ser extremamente útil também em nossa relação com a tecnologia.

Infelizmente, o excesso de tecnologia pode tornar complexo algo que deveria ser fácil e simples de se fazer.

Exemplo dessa situação acontece quando temos um grande número de aplicativos com a mesma função em nossos smartphones, por exemplo. Em vez de facilitar nossa vida, essa situação acaba piorando as coisas porque nosso foco se desvia em várias direções diferentes.

Porém, quando temos apenas uma boa ferramenta que faz exatamente aquilo que queremos, nosso foco é uno, direto e não se desvia em direção a distrações ou ferramentas pouco eficazes.

O excesso de opções e complexidade são uma das principais causas da procrastinação e, por isso, o melhor a simplificação de sua vida digital é uma das formas mais inteligentes e eficazes de evitar esse mal.

Aliás, aqui no Blog já tem um artigo inteiro sobre o assunto a procrastinação, você pode conferi-lo aqui: A verdade sobre a procrastinação e como lidar com ela.

Portanto, se você quer tornar sua vida mais simples e trazer o foco de volta, sem dúvida, tornar-se adepto do minimalismo digital é uma ação que você deve tomar o quanto antes.

Pensamentos finais

O minimalismo digital já é uma realidade na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e, através dele, essas pessoas estão experimentando uma verdadeira transformação pessoal: aumento do foco, diminuição do estresse, mais tempo livre, dentre vários outros benefícios, conforme falado no artigo.

Portanto, essa filosofia de vida não vem se mostrando eficaz apenas no que diz respeito ao âmbito da saúde mental, mas também em relação à melhora da autoestima e do senso de realidade dessas pessoas.

Além disso, nosso futuro definitivamente é tecnológico, e, portanto, em vez de tentar excluir a tecnologia de sua vida, uma ação bem mais inteligente é aprender a lidar com ela da maneira mais saudável possível.

Os benefícios do minimalismo digital são inúmeros e, por isso, listar todos eles é uma tarefa impossível, mas, através desse pequeno artigo, você já sabe agora os principais benefícios de seguir esse estilo e pode tomar uma decisão consciente sobre segui-lo ou não.

Obrigado por ler até aqui!

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe nas suas redes sociais para que este artigo possa chegar a mais e mais pessoas.

Também comente abaixo se este artigo você de alguma maneira!

Escrito por J.R.

Gostaria de ter um artigo como este em seu blog ou site? Você pode me contratar como REDATOR. Saiba mais sobre isso CLICANDO AQUI!

***Todas as informações e ideias contidas neste site, bem como seus artigos, são protegidas por direitos autorais e não podem ser plagiadas ou reproduzidas sem a expressa autorização do Autor.

Happy
0 0 %
Sad
0 0 %
Excited
0 0 %
Sleepy
0 0 %
Angry
0 0 %
Surprise
0 0 %

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile